Projetos

Projetos em andamento ou concluídos recentemente.

Anlise e Integrao de Dados Oriundos da Indstria Naval e Offshore - ADINO

imagem

Atualmente, o Brasil reforça expressivamente os investimentos na recuperação da Indústria Naval e Offshore. Soluções tecnológicas inovadoras são necessárias a fim de tornar este segmento industrial competitivo no cenário internacional. O projeto Análise e Integração de Dados Oriundos da Indústria Naval e Offshore tem como objetivos principais analisar e extrair padrões de relacionamentos implícitos entre os dados oriundos de fornecedores nacionais de bens e serviços para a Indústria Naval e Offshore e integrar esses dados em um portal único de informações na Web.

Forma de participação: coordenador.

Linhas de pesquisa: Extração de Informações, Integração e Mineração de Dados.

Rede de Pesquisa da FURG

A Rede de Pesquisa da FURG tem como objetivo sintetizar informações sobre a produção científica da Universidade a partir de dados individuais dos pesquisadores que integram os corpos docente e técnico da instituição. A análise das redes de colaboração permitirá entender melhor como se comportam as interações entre pesquisadores ao longo do tempo.

Forma de participação: coordenador.

Linhas de Pesquisa: Extração de Informações, Deduplicação de Dados e Redes Sociais.

Ampliao dos servios associados s colees de objetos digitais da FURG - acesso livre informao cientfica

As principais coleções de objetos digitais da FURG incluem a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, o Portal de Periódicos Científicos e o Repositório Institucional. O objetivo principal deste projeto é expandir conteúdo, ferramentas, infraestrutura e serviços associados às coleções de objetos digitais da FURG supracitadas. Entre os novos serviços, destacam-se consultas aproximadas, agrupamento de conteúdo similar, busca na Web, recomendação, tradução automática de conteúdo, autoarquivamento, consulta de citações, exportar referências, etc.

Forma de participação: coordenador.

Linhas de Pesquisa: Recuperação de Informações, Sistemas de Recomendação, Extração de Informações, Integração de Dados, Deduplicação de Dados, Mineração de Dados, Redes Sociais.

ArgoSearch - um mdulo de RI para o Sistema de Biblioteca da FURG

imagem

O projeto ArgoSearch tem como objetivo principal desenvolver, em parceria com o NTI e a Pró-Reitoria de Graduação da FURG, um módulo de Recuperação de Informações para o Sistema de Bibliotecas Argo. São utilizadas técnicas de busca por similaridade e critérios de relevância específicos que permitem ordenar as respostas das consultas de acordo com o perfil dos usuários.

Forma de participação: professor pesquisador.

Linhas de Pesquisa: Recuperação de Informações, Consultas aproximadas, Similaridade de Dados.

ArgoRecommender - um mdulo de recomendao para o Sistema de Biblioteca da FURG.

imagem

O projeto ArgoRecommender tem como objetivo principal desenvolver, em parceria com o NTI e a Pró-Reitoria de Graduação da FURG, um módulo de recomendação de títulos para o Sistema de Bibliotecas Argo. São utilizadas técnicas de casamento aproximado e similaridade de dados que permitem traçar o perfil do usuário e recomendar conteúdo relevante.

Forma de participação: professor pesquisador.

Linhas de Pesquisa: Sistemas de Recomendação, Casamento Aproximado e Similaridade de Dados.

Portal Brasileiro de Cincia e Tecnologia

imagem

O Portal Brasileiro de Ciência e Tecnologia, denominado Ciência Brasil, tem como objetivo produzir um mapa da produção científica do país a partir de dados individuais dos pesquisadores que integram as equipes dos atuais Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) e que se encontram disponíveis de forma dispersa em fontes da Web, particularmente a Plataforma Lattes do CNPq. Para isso, são empregadas técnicas do estado da arte em coleta, integração, análise e visualização de dados da Web, resultantes das pesquisas realizadas no âmbito do INCT para a Web - InWeb, de modo a gerar diferentes visões da produção científica de cada grupo, a partir das quais pretende-se analisar como as diversas áreas da ciência e do conhecimento se organizam no país, como ocorrem as colaborações entre pesquisadores e como surgem as interações multidisciplinares.

Forma de participação: estudante de doutorado.

Instituto Nacional de Cincia e Tecnologia para a Web - InWeb

imagem

O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para a Web - InWeb é uma rede integrada de pesquisadores de quatro instituições, coordenada pelo prof. Virgilio Almeida, do Departamento de Ciência da Computação da UFMG. A Web é o maior sistema de informação e comunicação já construído, e interfere de forma significativa nas atividades humanas. O InWeb foi criado para projetar e desenvolver sistemas, tecnologias e aplicações que permitam explorar as possibilidades de uso da Web no futuro de forma benéfica para a sociedade. O InWeb visa estudar e entender os fundamentos científicos e tecnológicos da Web, bem como suas repercussões sociais, para propor e desenvolver sistemas e tecnologias que poderão compor a Web do futuro.

Forma de participação: estudante de doutorado.


2010 - 2018 -- Desenvolvido pelo Centro de Ciências Computacionais - C3